História do gato doméstico

Written by: admin Date of published: . Posted in Geral

De onde veio o gato?

O gatinho que fica no seu colo hoje na sala de casa (Felis Catus) é descendente dos antigos gatos selvagens (Felis Silvestris). No Oriente Médio, cerca de 9500 anos atrás, as pessoas cansaram de ficar andando pra lá e pra cá (nômades) e passaram a adotar lugares fixos para morar (sedentários). Para sobreviver eles plantavam grãos, o que nem sempre dava certo, já que apareciam muitos roedores (como os ratos) para acabar com a festa. Foi então que eles notaram que os gatos selvagens caçavam esses roedores, e passaram a domesticá-los e usá-los para proteger as plantações.

Como os gatos se espalharam?

No Egito, pela supervalorização do papel do gato na agricultura, era considerado crime matar os bichanos ou contrabandeá-los para fora do país. Porém, já nessa época começaram alguns contrabandos para a Pérsia.
Com o fim da Idade Média e o início das navegações, os gatos também foram utilizados nos navios como controlador das pragas a bordo, o que disseminou a raça pela Europa. A aceitação dos gatos foi crescendo, e eles passaram a ser vistos como um animal que demonstrava luxo, requinte e riqueza, sendo utilizado pelas madames da alta sociedade.

Quanto vive um gato?

Os gatos de rua geralmente vivem bem menos do que gatos domesticados. Se bem cuidado, um gatinho pode chegar até quase 20 anos, tendo casos que até extrapolam essa idade.

Quanto pesa um gato?

Os gatos, se alimentados corretamente, devem pesar entre 2,5 e 7 kg. Algumas raças (Maine Coon), no entanto, são mais pesadas. Também existem gatos com problema de obesidade, por isso fique atento na quantidade de alimento que seu gato costuma comer e se ele faz exercício ou não.