Especialidades, uma realidade na medicina veterinária

Written by: Perla Lembi Date of published: . Posted in Geral

Os cuidados e dedicação aos animais de estimação vem crescendo muito nos últimos anos no Brasil. Na maioria das vezes o animal é considerado um membro da família e seus proprietários tem feito o possível para dar o que existe de melhor no seu tratamento (vacinas, banho, tosa, alimento e tratamento veterinário).

image
Em virtude dessa busca pelo melhor para o animal de estimação, a medicina veterinária vem evoluindo a passos largos. Em um futuro próximo as especialidades serão indispensáveis, porém sem nunca substituir o clínico de pequenos animais, que se depara na rotina com casos singulares onde sente a necessidade de recorrer à opinião de um especialista para traçar um tratamento específico e direcionado.

As especialidades clínicas e cirúrgicas já é uma realidade na Clínica Veterinária VetMaster. Possuímos profissionais especializados em cirurgia, animais silvestres, ortopedia, dermatologia, cardiologia, nefrologia, odontologia, oftalmologia e oncologia. Vamos falar, nos próximos dias, sobre cada especialidade, pois consideramos essa especialização um avanço excelente para o bem estar dos animais,colaborando para um diagnóstico elaborado e um tratamento mais preciso para as doenças que acometem nossos bichinhos

Cães famosos na história e seus feitos impressionantes

Written by: admin Date of published: . Posted in Geral

Uma pequena lista de grandes cães famosos na história e seus feitos historicamente importantes.

Você certamente já assistiu e curtiu as aventuras do filme “Lassie”, se emocionou com Hachiko no longa-metragem “Sempre ao Seu Lado”, ou então leu a história dos conhecidos cães de presidentes ou que foram marcantes em algum momento. Alguns mais desconhecidos e outros que até viraram roteiro de Hollywood. Não importa. De algum modo, todos eles são cães famosos na história. Nas próximas linhas desse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre alguns nomes que se tornaram importantes por algum motivo e são cães famosos na história pelo mundo.

História do gato doméstico

Written by: admin Date of published: . Posted in Geral

De onde veio o gato?

O gatinho que fica no seu colo hoje na sala de casa (Felis Catus) é descendente dos antigos gatos selvagens (Felis Silvestris). No Oriente Médio, cerca de 9500 anos atrás, as pessoas cansaram de ficar andando pra lá e pra cá (nômades) e passaram a adotar lugares fixos para morar (sedentários). Para sobreviver eles plantavam grãos, o que nem sempre dava certo, já que apareciam muitos roedores

Como vou saber se meu cão precisa de uma consulta dermatológica?

Written by: admin Date of published: . Posted in Dermatologia

CoceiraSe o animal apresenta coceiras intensivas, lambeduras constantes, queda de pêlo, feridas, mudança da coloração da pele e /ou do pêlo; significa que a saúde da sua pele está alterada e este animal necessita de uma avaliação dermatológica
A consulta dermatológica é uma consulta onde o foco principal de investigação é a pele dos animais, com uma anamnese bastante completa. O veterinário procura saber junto ao proprietário dos hábitos, alimentação, higienização, ambiente onde vive o paciente, entre outros. Além das perguntas e esclarecimentos com o dono do paciente, o exame clínico inclui a avaliação detalhada da pele, ouvidos, pêlos, unhas, além dos aspectos comuns de uma consulta geral
Os problemas dermatológicos podem estar relacionados com infecções bacterianas, infecções fúngicas, sarnas, seborreias e alergias, dentre outros.Raspado de Pele
Não podemos esquecer que doenças sistêmicas como má nutrição, doenças hormonais, estresse, algumas hemoparasitoses ( como a Leishmaniose) podem também causar lesões na pele do seu animal. Por isso, sempre que notarem alguma alteração na pele do seu animal, devem procurar um especialista para se fazer o diagnóstico correto.
Para se chegar ao diagnóstico correto, alguns exames como raspado de pele, tricograma, citologia e cultura fúngica podem ser realizados durante a consulta para que se avalie a possibilidade de causas parasitárias ou infeciosas.
Algumas doenças de pele não tem cura, conseguimos apenas o controle de sua evolução e o animal precisará de cuidados especiais e acompanhamento dermatológico constante
O proprietário tem que ter consciência de que o sucesso do tratamento dermatológico vai depender de um diagnostico preciso, resposta do organismo do animal, tempo, paciência e cooperação do dono do animal.
Mediante qualquer alteração na pele do seu animal, procure sempre um médico veterinário.
O atendimento dermatológico na Clinica VetMaster ocorre de segunda a sexta-feria de 8:30 às 13:30 e plantões quinzenais aos sábados de 8:30 às 13:00

 

Curiosidades felinas

Written by: admin Date of published: . Posted in Geral

· Homens e gatos possuem a mesma região do cérebro responsável pelas emoções.

· O cérebro do gato é mais similar ao do homem do que ao do cão.

· O gato possui mais ossos do que os humanos. Enquanto o homem possui 206, os gatos possuem 245 ossos.

· Os gatos possuem 30 vértebras, 5 a mais que os humanos.

· Gatos possuem 32 músculos que controlam suas orelha. Ele pode girar suas orelhas, independentemente, a quase 180 graus, e 10 vezes mais rápido do que o melhor cão de guarda.

Tudo que você precisa saber sobre alimentação de papagaios

Written by: admin Date of published: . Posted in Geral

Uma alimentação adequada é o fator determinante para maior longevidade, manutenção de uma vida saudável e consequente reprodução das aves.

A cada dia cresce número de pessoas que criam ou mantêm araras, papagaios e maritacas, grupo de aves denominado de Psitacídeos. Com esse crescente aumento, sobe também a preocupação em se nutrir essas aves da melhor maneira possível.

Afinal, uma alimentação adequada é o fator determinante para se ter maior longevidade, manutenção de uma vida saudável e consequente reprodução das aves. A alimentação adequada para o seu Papagaio. Hoje é consenso em todo o mundo que o emprego de alimentos balanceados é a maneira mais econômica, prática e nutritivamente correta de se alimentar um animal, seja de qual espécie ele for. No caso dos psitacídeos, as pessoas ainda costumam alimentá-los apenas com girassol, ou no máximo misturas de sementes e alguma porção de frutas.

Meu animalzinho faleceu – O que devo fazer?

Written by: admin Date of published: . Posted in Geral

Descartar o corpo do animal de estimação exige, além de respeito, cuidados especiais para evitar problemas de saúde pública. Atualmente aumentam cada vez mais os vínculos emocionais criados ao longo da vida do animal e várias pessoas consideram seu pequeno como membro da família. Dessa forma, a perda de um animal de estimação é muito dolorosa, tanto para os donos, quanto para aqueles que conviveram com o mesmo. Além de ter de lidar com a tristeza pela perda de um companheiro, um dos desafios dos donos é saber o que fazer com o corpo do bichinho.

Meu primeiro Gato: Dicas para dono de primeira viagem

Written by: admin Date of published: . Posted in Geral

Autor: Ana Claudia Kabbach

 

Felinos são diferentes de cachorros, com gostos peculiares e comportamentos singulares. Confira nossas recomendações para receber seu novo membro da família de braços abertos.

“Estou com o meu primeiro gatinho. Mas, e agora, o que fazer?” Muitos donos de primeira viagem têm dúvidas na hora de levar seu bichinho pra casa. Primeiro, você precisa ter em mente que ele não é um cachorro. Seus cuidados e seu comportamento são completamente diferentes.

Estimular independência ajuda a evitar estresse e depressão em cães

Written by: admin Date of published: . Posted in Geral

Fonte: www.petmag.com.br

Ensinar o cão a se divertir sozinho e a se sentir confiante na ausência do dono pode ser a solução dos problemas de animais destrutivos e dependentes.

O cão ficou conhecido como o melhor amigo do homem por estar sempre ao seu lado em todos os momentos. Porém, nos últimos anos os proprietários de animais precisaram deixá-lo por mais tempo sozinho em suas residências, fato que pode se tornar um transtorno não só para os móveis, mas principalmente para o bem-estar e a saúde do pet. Os cães são animais sociais e por isso demandam uma atenção maior dos seus tutores, por isso é necessário que desenvolver uma terapia ocupacional durante a ausência de companhia.